Mensagem do Comandante
“Eles que venham, por aqui não passam!”
O 3º GAC AP, “REGIMENTO MALLET”, é a Unidade de Artilharia mais antiga e tradicional do Exército Brasileiro. Orgulho de seus integrantes e de toda comunidade civil e militar de SANTA MARIA.
Cultivar e enaltecer as tradições da Artilharia e de seu Patrono, Marechal EMÍLIO LUIZ MALLET, é, para todos os seus integrantes, uma grata e honrosa tarefa. Nas nossas instalações está instalado o Memorial, incluindo o Mausoléu, do Patrono da briosa Artilharia brasileira.
Somos, também, uma unidade operacional, integrante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada NIEDERAUER. Nossa missão é apoiar pelo fogo a Brigada Niederauer e suas peças de manobra. Para isso, alcançar e manter um elevado nível de operacionalidade é o nosso farol, a nossa meta. Sempre.
O nosso poder de fogo é a nossa carta de apresentação, para tanto os nossos esforços são concentrados na manutenção de nossas viaturas blindadas de combate e de seus obuseiros, bem como na busca de um excelente nível de instrução para a execução do tiro de artilharia.
Desejar a paz mas estar pronto para a guerra, em consonância com o dístico do Exército Brasileiro do “Braço Forte, Mão Amiga”, faz com que conduzamos nossas energias para as atividades militares de nossa Organização Militar.
O trabalho em equipe, permeado de espírito de sacrifício, patriotismo e profissionalismo, contribuem para a consecução dos objetivos de instrução, a eficiência e eficácia na administração e o correto gerenciamento e execução das demais atividades do Regimento Mallet.
Valores, crenças e tradições são, para todos os integrantes do Regimento, muito mais que palavras, são as regras de conduta que devem ser buscadas nas nossas ações militares.
Patriotismo - amar à Pátria - História, Símbolos, Tradições e Nação - sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.
Dever - cumprir a legislação e a regulamentação, a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação além do dever, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.
Lealdade - cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.
Probidade - pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.
Coragem - ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.
A proximidade e o estreito relacionamento com os ex-integrantes da Unidade, “Velhos Artilheiros” e “Amigos do Boi de Botas”, é de fundamental importância para o culto das nossas tradições, a manutenção dos nossos valores e o bom relacionamento com todos os setores civis e militares da região.
Finalmente, as boas relações com a comunidade santamariense são fatores multiplicadores de nossas potencialidades. Integrados à sociedade, somos irmãos de espírito dos verdadeiros representantes do valor e da tenacidade gaúchas e brasileiras.
“Ma Force D’en Haut” (Minha força vem do alto)
Redes Sociais